Como fazer um bom fechamento de arquivo em 8 passos.

postado em: Produção Gráfica | 0

Alguma vez você enviou um arquivo para impressão em uma gráfica e quando o impresso chegou, você percebeu que não era o esperado?

Pois bem, listarei pequenas dicas que poderão te ajudar com esse problema. Lembrando que o ideal é ter sempre um designer, arte finalista ou produtor gráfico para realizar o fechamento do seu arquivo.

Mas, caso não possua tais profissionais à disposição do seu projeto, ou deseje saber um pouco mais de como deve ser um fechamento, aqui vão algumas dicas:

1 – Antes de qualquer coisa, as cores do monitor não são as mesmas de um impresso. Para que tenha uma aproximação, é importante você ter um calibrador digital de monitor. Uma série que eu recomendaria é a da “Spyder Pro”.

2 – Coloque um mínimo de 3cm maior que a folha de seu projeto, depois de determinar a sangria.

3 – Use sempre uma sangria que não comprometa a imagem de seu projeto, podendo ser de 3mm a 5mm.

4 – Verifique se as cores dos elementos do seu arquivo estão em CMYK. Caso alguma esteja em RGB, ela vai ficar mais opaca e escura na impressão, do que está em seu arquivo.

5 – Use sempre uma boa resolução para imagens do seu projeto, para que não tenha a desagradável surpresa de receber seu projeto parecendo o espelho de um banheiro embaçado. O ideal é que as imagens tenham no mínimo 1200px de largura/altura e altura/largura proporcional a esse tamanho. Sempre com 300dpi’s.

6 – Envie as referências de dobra em linhas seccionadas e as referências de corte em linhas contínuas. Indicação de verniz sempre com preenchimento total da área que receberá esse enobrecimento. Nunca se esqueça de enviar a referência na página seguinte do seu arquivo de impressão e de especificar o que é cada referência.

7 – Marca de corte quanto mais simples melhor. As marcas de registros, que muitas pessoas usam em fechamento, são dispensáveis para papel. Registro é mais útil em películas transparentes, normalmente usadas para fotolito.

8 – Seguindo todos esses passos acima, você deve “imprimir” seu projeto em PDF, importante ter o programa Adobe Acrobat Pro. Possuir apenas a versão de visualização deste programa não oferece tal recurso. Nas configurações de impressão de seu projeto em PDF, você deve ajustar a folha para o formato do seu arquivo, lembrando-se dos 3cm de respiro, sangria mínima de 3mm, marca de registro e nunca esqueça de salvar usando a configuração “PDF/X-1a”.

Seguindo esses passos, seu projeto vai ficar igual ao que vê no monitor ou muito próximo, caso não use o calibrador corretamente.

Mãos a obra e divirtam-se com essa forma bem simples, rápida e eficiente de fazer um bom fechamento.

Deixe uma resposta